quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade


"A disciplina Ciência do Sistema Terra ocupa um lugar particular dentro das Ciências Naturais. Constitui área do conhecimento essencial na compreensão do equilíbrio e da complexidade do Sistema Terrestre, do qual todos dependemos. Neste contexto, preconiza-se que uma melhor integração das Ciências da Terra nos diversos sistemas educativos pode contribuir para a formação de cidadãos informados, participativos e comprometidos com a gestão responsável do planeta e seus recursos. O papel da educação científica, notadamente em Ciências da Terra, constitui instrumento fundamental de uma educação para a sustentabilidade. A iniciativa sugere profundas reorientações nos sistemas educativos vigentes e desafia os educadores a implementar abordagens educativas inovadoras, que não se confinem ao conhecimento substantivo de Geociências, mas que permitam dotar os cidadãos de valores e competências necessárias para um modo de vida sustentável. O módulo Geo-Escola São José do Rio Preto evidenciou que o emprego desses recursos, no tratamento de conteúdos de Ciências do ensino formal, constitui mediação pedagógica valiosa para desenvolver, no indivíduo, uma postura comprometida com a sustentabilidade. Em paralelo, ao se promover maior interação com professores, revelam-se oportunidades promissoras de difusão das Geociências."

Texto da Revista Brasileira de Geociências, v. 39, n. 1; resumo da SBG - Sociedade Brasileira de Geologia


Este ensaio pode ser encontrado completo em pdf no site da SBG, sendo uma ótima leitura para interessados na arte de fazer geologia ou simplismente curiosos e profissionais da área de gestão ambiental.

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