domingo, 18 de outubro de 2009

O JURASSIC PARK É REAL

Recriar dinossauros é impossível, mas cientistas planejam ressuscitar espécies que desapareceram há menos tempo     HENRY NICHOLLS, DA NEW SCIENTIST






A receita para fabricar qualquer criatura está no seu DNA.Por isso, em novembro, quando cientistas desvendaram quase toda a sequência do DNA do mamute - extinto há milhares de anos -, todos queriam saber se seria possível trazê-lo de volta à vida. Ainda não há tecnologia capaz de criar um ser vivo a partir do genoma presente apenas em um computador. Mas no futuro certamente alguém tentará isso, prevê Stephan Schuster, biólogo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e um dos principais nomes do projeto mamute.
Só dá para tentar recriar animais cujo DNA puder ser totalmente reconstruído. Após a morte, contudo, mesmo o código genético presente em áreas intocadas acaba sendo destruído pela ação do sol e de bactérias. Existem algumas situações em que o DNA pode manter-se preservado. A chance é maior, por exemplo, se o animal tiver congelado até a morte numa região fria, como a Sibéria, ou morrido em um lugar muito seco. Mesmo em condições  ideais, nenhum código genético consegue resistir por mais de 1 milhão de anos - portanto, esqueça os dinossauros. Apenas fragmentos mais jovens do do que isso servem para produzir sequências de DNA de qualidade. "Só vale a pena estudar espécies desaparecidas há menos de 100 mil anos", diz Schuster.
Transformar um genoma em criatura viva não será fácil. "Por enquanto, não consigo imaginar como isso seria feito" afirma Svante Päävo, do Instituto de Antropologia Evolutiva Max Planck, na Alemanha. Além de reunir fragmentos e montar o DNA completo, será necessário inserir o código num óvulo de uma espécie compatível. O embrião precisará ainda de uma mãe de aluguel.

Esta reportagem foi retirada da coluna TENDÊNCIAS_ENGENHARIA GENÉTICA, da revista info de outubro de 2009.

2 comentários:

Antonio Caetano disse...

Sempre me perguntei se as experiências feitas na ficção do filme Jurassic park não estavam sendo feitas realmente, até cheguei a questionar um professor sobre isso, mas ele disse exatamente o que tem na notícia, que as sequencias de dna antigas demais estariam danificadas. Mas sobre o mamute é a primeira vez que escuto falar... bem interessante isso. espero ver um dia este animal voltar a viver! mas também só espero se ele estiver em perfeitas condições, e não cheio de complicações que só o façam sofrer demais... mas isso ta bem longe ainda, eu acho.

Antonio disse...

sempre me perguntei se os experimentos mostrados no filme jurassic park não estavam sendo feitas de verdade, até cheguei a questionar um professpr sobre isso, mas ele disse exatamente o que tem nessa notícia.
mas sobre o mamute é a primeira vez que vejo, tomara que de certo!