quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Técnico Operações Florestais JR

  

Descrição da vaga                                               
                                                                        

  • Instalação, avaliação, monitoramento e/ou supervisão de testes para o controle de pragas e doenças.
  • Monitoramento, diagnóstico e suporte à operação no controle de focos de pragas e doenças.
  • Treinamento para equipes próprias e terceiras em monitoramento e controle de pragas e doenças, incluindo a identificação de agentes bióticos e abióticos.
  • Consolidação de registros para análise da coordenação da área.

Competências e experiências desejadas               

  • Curso Técnico Florestal ou Agrícola;
  • Bons Conhecimentos Pacote Office;
  • CNH B;
  • Desejável Especializações em pragas e doenças florestais;
  • Disponibilidade para residir em Agudos;
  • Desejável experiência de 2 anos com atividades na área florestal, com atuações em manejo de pragas e doenças florestais (podem ser inclusos períodos de estágios realizados durante o curso técnico).

Descrição da empresa

Duratex é Deca, Hydra, Durafloor e Duratex Madeira

É uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA e controle compartilhado pelo conglomerado Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. e Companhia Ligna de Investimentos. Com sede em São Paulo, conta com cerca de 10,5 mil colaboradores que atuam em 14 unidades industriais estrategicamente localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e na Argentina. A empresa adquiriu também importante participação na Tablemac, maior empresa do setor de painéis da Colômbia.

Duratex S.A. é hoje a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e lidera o mercado brasileiro na produção de pisos laminados com a marca Durafloor e em louças e metais sanitários com as marcas Deca e Hydra. O modelo de negócio adotado combina a prática dos princípios da sustentabilidade nas suas operações e nas comunidades onde atua, o acompanhamento às legislações, o monitoramento dos riscos, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

Além disso, a Duratex possui aproximadamente 230 mil hectares de terras, em 7 unidades florestais nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Duratex

Informações adicionais

Publicado:
14 de novembro de 2013
Tipo:
Tempo integral
Experiência:
Iniciante
Funções:
Recursos humanos 
Setores:
Materiais de construção 
Código da vaga:
9745436

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Emprego para Meio Ambiente

Especialista em Licenciamento Ambiental

 Data de entrada: 09.10.2013                                               

Quantidade: 1 vaga

Descrição da vaga:

  • Responsável pelo licenciamento ambiental dos projetos florestais da empresa no litoral Norte da Bahia. Auditoria ambiental preliminar em propriedades rurais para futuro licenciamento ambiental. Acompanhamento da elaboração dos mapas topográficos para futuro licenciamento ambiental. Gestão do terceiro contratado para a elaboração do processo de licenciamento dos projetos florestais e elaboração de processos de licenciamento quando necessário. Acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais e secretarias municipais de meio ambiente. Controle e gestão dos fornecedores e prestadores de serviço relacionados ao licenciamento ambiental. Controle físico e digital das informações relacionadas ao licenciamento ambiental dos projetos. Auditoria de não conformidades ambientais nos projetos florestais (check de pós plantio). Acompanhamento de inventários florestais de espécies nativas. Acompanhamento de outorgas / dispensa de outorga de captação de captação de água.
  • Experiência comprovada em processos de licenciamento. Experiência nas áreas florestal (silvicultura).
  • Ensino Superior completo em Engenharia Florestal.
  • Possuir registro no CREA ativo. Conhecimentos de projetos florestais ou agrícolas. Ter capacidade de comunicação, inclusive expressão escrita. Conhecimento no pacote MS Office. Conhecimentos de ARC GIS e AutoCAD. Conhecimentos em interpretação de mapas gerados nos programas acima. Ter facilidade com trâmite junto a órgãos ambientais. Conhecimento na legislação ambiental. Ter interesse, proatividade, agilidade, relacionamento interpessoal e facilidade com trabalho em equipe, senso de organização e flexibilidade. Capacidade de planejamento e gerenciamento de tarefas.
 
Observações:

  • Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Participação nos lucros, Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: De segunda a sexta, das 8h às 18h, com uma hora e doze minutos de intervalo.
 
Faixa Salarial: De R$ 6.001,00 a R$ 7.000,00 Cidades: 

Alagoinhas - BA (1 vaga)
 


Fonte: Vaga de Emprego Especialista em Licenciamento Ambiental #8174472| Catho Online

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Espécies Exóticas Invasoras


A condição dos países em desenvolvimento na busca da sustentabilidade, particularmente aqueles de megadiversidade, depende da habilidade em proteger seus ecossistemas, economias e a saúde pública. Infortunadamente, invasões de espécies exóticas - plantas, animais e microrganismos - trazem uma significante e sem precedente ameaça aos recursos desses países.

De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, "espécie exótica" é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural. "Espécie Exótica Invasora", por sua vez, é definida como sendo aquela que ameaça ecossistemas, hábitats ou espécies. Estas espécies, por suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, têm capacidade de se proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados.

As espécies exóticas invasoras são beneficiadas pela degradação ambiental, e são bem sucedidas em ambientes e paisagens alteradas. Além disso, o seu potencial invasor e a severidade dos impactos causados pelas invasões podem ser intensificados em razão das mudanças climáticas.
A destruição das barreiras biogeográficas por meio da ação antrópica provocou uma forte aceleração no processo de invasões biológicas. À medida que novos ambientes são colonizados e ocupados pelo homem, plantas e animais domesticados são transportados, proporcionando, para diversas espécies, condições de dispersão muito além de suas reais capacidades. Atualmente, graças aos meios de transporte aéreo, o fenômeno da dispersão de espécies ganhou velocidade e intensidade.

Com a crescente globalização e o consequente aumento do comércio internacional, espécies exóticas são introduzidas, intencional ou não intencionalmente, para locais onde não encontram inimigos naturais, tornando-se mais eficientes que as espécies nativas no uso dos recursos. Dessa forma, multiplicam-se rapidamente, o que ocasiona o empobrecimento dos ambientes, a simplificação dos ecossistemas e até mesmo a extinção de espécies nativas.

Espécies exóticas invasoras têm invadido e afetado a biota nativa de, praticamente, todos os ecossistemas da Terra. Espécies exóticas invasoras foram reconhecidas em todos os grandes grupos taxonômicos, incluindo os vírus, fungos, algas, briófitas, pteridófitas, plantas superiores, invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos.

Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, com enormes prejuízos à economia, à biodiversidade e aos ecossistemas naturais, além dos riscos à saúde humana. São consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, após as perda e degradação de habitats.

Em virtude da agressividade e capacidade de excluir as espécies nativas, diretamente ou pela competição por recursos, as espécies exóticas invasoras apresentam o potencial de transformar a estrutura e a composição dos ecossistemas, homogeneizando os ambientes e destruindo as características peculiares que a biodiversidade local proporciona.

As espécies exóticas invasoras já contribuíram, desde o ano 1600, com 39% de todos os animais extintos, cujas causas são conhecidas (CDB). Mais de 120 mil espécies exóticas de plantas, animais e microrganismos foram introduzidas nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália, Índia, África do Sul e Brasil (Pimentel et al., 2001).

Tendo em vista o número de espécies que já invadiram esses seis países estudados, estima-se que um total aproximado de 480 mil espécies exóticas já foram introduzidas nos diversos ecossistemas da Terra. Aproximadamente 20 a 30% dessas espécies são consideradas pragas e são responsáveis por grandes problemas ambientais (Pimentel et al., 2001). Isto indica o enorme desafio que deverá ser enfrentado para o controle, monitoramento e erradicação das espécies exóticas invasoras.

Os custos da prevenção, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras indicam que os danos para o meio ambiente e para a economia são significativos. Neste contexto, levantamentos realizados nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Índia e Brasil atestam que as perdas econômicas anuais decorrentes das invasões biológicas nas culturas, pastagens e nas áreas de florestas ultrapassa os 336 bilhões de dólares (Pimentel et al., 2001).

Tendo em vista a complexidade dessa temática, as espécies exóticas invasoras envolvem uma agenda bastante ampla e desafiadora, com ações multidisciplinares e interinstitucionais. Ações de prevenção, erradicação, controle e monitoramento são fundamentais e exigem o envolvimento e a convergência de esforços dos diferentes órgãos dos governos federal, estadual e municipal envolvidos no tema, além do setor empresarial e das organizações não-governamentais.

Reconhecendo a importância do problema das invasões biológicas, o Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente - MMA, e em estreita articulação com os diferentes setores da sociedade, vem desenvolvendo, desde 2001, uma série de ações voltadas à prevenção das introduções, detecção precoce, monitoramento, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras. Essencialmente, estas ações dizem respeito à revisão e desenvolvimento de normativas relacionadas à matéria, realização de inventários das espécies exóticas ocorrentes nos diversos ecossistemas brasileiros, discussão relativa à elaboração de lista oficial de espécies exóticas invasoras em âmbito nacional, e estímulo à abertura de linhas de financiamento no Fundo Nacional de Meio Ambiente.
A primeira reunião sobre o tema ocorreu em 2001, quando o Governo Brasileiro, por meio de parceria entre o MMA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, realizou em Brasília a “Reunião de Trabalho sobre Espécies Exóticas Invasoras”.

Fonte: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biosseguranca/especies-exoticas-invasoras


 

Trabalho para Advogado Ambientalista

Empresa contratante
Consultoras Psicologia Institucional                                                  
   

Descrição da vaga:
Escritório de Advocacia com 40 anos de mercado.
Remuneração: R$2.000,00 a 4.000,00 (fixo+variável)
Contrato: Autônomo
Benefícios: Bonificações por fechamento de contratos comerciais.

Atividades:
Análise e elaboração de contratos, confecção de notificações e contra notificações extrajudiciais. Análise processual, com a elaboração de diversas petições no âmbito cível. Realização de audiências no Juizado Especial Cível e na Justiça Comum. Contato direto e atendimento pessoal de clientes, com a realização de reuniões periódicas. Operação de sistema informatizado de controle processual. 
OBS.: Utilizará carro da empresa

Requisitos:
Requisitos: Graduação em Direito (registro OAB); Carteira da Habilitação categoria ‘B’; Experiência prática em alguma das áreas: Ambiental, Infraestrutura ou Energia. Tenha coordenado um projeto similar (de desenvolvimento de uma nova área).

Nome: Consultoras
Email: rh@consultorasrs.com.br

                                                                                                Fonte: Brazil Offshore Jobs

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Reflexões Sustentáveis




Esta é uma dica para uma boa leitura, interessante sobretudo para estudantes e populares, ajuda no processo de sensibilização para o pensamento ambiental sendo uma ótima ferramenta para as politicas e ações de educação ambiental. Contato: mmc-fotosculturais@hotmail.com ( telef. 75 9122-1149  //TIM// )

domingo, 10 de novembro de 2013

Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental

 Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental

A Vigilância Sanitária ocupa-se de ações capazes de prevenir, diminuir ou eliminar riscos para a saúde. Atua sobre os problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de mercadorias, da prestação de serviços, do ambiente de trabalho e das intervenções sobre o meio ambiente. O profissional técnico em vigilância sanitária pode trabalhar no controle, fiscalização e monitoramento de ações executadas no meio ambiente e em serviços direta ou indiretamente relacionados à Saúde, intervindo com o intuito de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à Saúde. Também pode exercer o poder de polícia administrativa, função do Estado e específica da Vigilância Sanitária, privilegiando a ação orientadora e educativa sobre os direitos e deveres da população em relação à Saúde.

No campo da vigilância sanitária, a regulação pode ser compreendida como o modo de intervenção do Estado para impedir possíveis danos ou riscos à saúde da população. Atua por meio da regulamentação, controle e fiscalização das relações de produção e consumo de bens e serviços relacionados à saúde. Além disso, a regulação sanitária contribui para o adequado funcionamento do mercado, suprindo suas falhas, dando cada vez mais previsibilidade, transparência e estabilidade ao processo e à atuação regulatória, a fim de propiciar um ambiente seguro para a população e favorável ao desenvolvimento social e econômico do país.   
A Anvisa tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de aprimorar a qualidade da regulação sanitária desenvolvida no país, com estabelecimento de processos e procedimentos internos mais adequados, aperfeiçoamento dos canais de participação social e implementação de ferramentas que proporcionem mais transparência e melhoria na gestão da regulação, como por exemplo a Agenda Regulatória e Análise de Impacto Regulatório.






Fontes : www.retsus.fiocruz.br › Cursos , http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/regulacao+sanitaria

sábado, 9 de novembro de 2013

Emprego para Motorista

Sem caminhoneiros, empresas do PR pensam em importar profissionais

Falta de qualificação e de interesse impedem a contratação de motoristas.
Atualmente, há cinco mil vagas de emprego abertas no estado.

Com mais de 10 mil empresas de transporte no Paraná,  ser motorista de caminhão nunca foi tão valorizado. Atualmente, cinco mil vagas de emprego para motoristas profissionais estão abertas no estado, mas como a procura por essas oportunidades é pequena, as transportadoras estão estudando a possibilidade de trazer motoristas de outros países para suprir a necessidade do mercado.
“Nós estamos pensando em ir atrás de motoristas em países vizinhos, como a Argentina e Paraguai, para suprir a necessidade do setor. Ou fazemos isso ou teremos mais problemas, como prejuízo no escoamento de grãos e falhas na entrega de mercadorias”, prevê o presidente  do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Gilberto Cantu. “É comum ver de 10 a 15 caminhões parados em pátios de empresas grandes porque não há mão de obra, com isso todos os setores da economia são prejudicados”, afirma.
Mesmo com o salário atrativo, que pode variar de R$ 1.500 a R$ 5 mil, o desinteresse, o risco que se corre ao trabalhar com caminhão e a quantidade de dias que o profissional fica longe de casa são apontados, por especialistas do setor, como barreiras para suprir a demanda oferecida. “É uma profissão de risco, as condições das estradas não são as melhores e é preciso conviver com o perigo de roubos e assaltos. A pessoa precisa gostar da profissão e estar consciente que ficará muito tempo longe de casa, isso é um impeditivo”, diz o presidente do Setcepar.

Profissionalização Para tentar reverter a situação, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) realizam cursos profissionalizantes para capacitar futuros profissionais. Por meio do Programana Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Sest/Senat aprimoraram um curso de capacitação voltado para jovens com pouca experiência no volante ou para motoristas com experiência que não conhecem as novas tecnologias inseridas nos veículos. "Preparamos o profissional desde o começo, quando ele ainda está cru e entregamos para a empresa com um nível de conhecimento avançado. O curso tem a duração de quatro meses, é bem completo", detalha o gerente da unidade Sest/Senat de Maringá, Cláudio Roberto Vieira.
Mas de acordo com o Vieira, nem sempre as transportadoras estão dispostas a esperar. "Muitas vezes temos dificuldade em fechar o curso porque as empresas querem o motorista pronto, com segundo grau completo e que domine as tecnologias embarcadas. Mas, se elas não querem esperar temos mais uma barreira", argumenta.
A Confederação Nacional do Transporte também lançou um curso para formação de motoristas ainda no ensino médio. A ideia é habilitar jovens que acabaram de completar 18 anos a dirigirem caminhões pequenos para após cinco anos estar apto a dirigir carretas e bitrens.


                                                                                
                                                                                              Fonte: G1/Paraná

sábado, 2 de novembro de 2013

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

PROGRAMA BOLSA VERDE

O Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde, lançado em setembro de 2011, concede, a cada trimestre, um benefício de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas  consideradas prioritárias para conservação ambiental. O benefício será concedido por dois anos, podendo ser renovado. Como 47% das 16,2 milhões de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza estão na área rural, a proposta é aliar o aumento na renda dessa população à conservação dos ecossistemas e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Esse novo benefício, parte do Programa Brasil Sem Miséria, é destinado àqueles que desenvolvem atividades de uso sustentável dos recursos naturais em Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais e Assentamentos Ambientalmente Diferenciados da Reforma Agrária. Territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais também podem ser inclusos no Programa, além de outras áreas rurais definidas por ato do Poder Executivo. O Programa representa um passo importante na direção de reconhecer e compensar comunidades tradicionais e agricultores familiares pelos serviços ambientais que prestam à sociedade.

O Bolsa Verde - instituído pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, e regulamentado pelo Decreto nº 7.572 , de 28 de setembro de 2011 – possui como objetivos:
1) incentivar a conservação dos ecossistemas (manutenção e uso sustentável),
2) promover a cidadania e melhoria das condições de vida,
3) elevar a renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural, e
4) incentivar a participação dos beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, técnica e profissional.


                                                                                                                     Fonte: MMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Na área de Logística) – Macaé

Possuir experiência em:
· Emissão de NF pelo Sistema SAP R3
· Emissão de NF para embarque, e desembarque e envio de equipamentos para terceiros.
Desejável possuir Curso Técnico em Logística
Residir em Macaé
Favor encaminhar currículo no corpo do e-mail e com pretensão salarial, para: anacarlabrittodossantos@yahoo.com.br


Fonte: empregos offshore

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Artista cria bicicleta ecológica de bambu

Foi da criatividade para escrever livros e pintar quadros que o artista Mateus Nascimento tirou inspiração para um desafio esportivo para lá de incomum. No último dia 5 de outubro, o baiano de 46 anos deixou o município de Suzano, na grande São Paulo, rumo à cidade de Rio Verde-GO, em uma jornada de mais 900km e cinco dias pedalando com uma curiosa bicicleta feita de bambu.
A ideia da aventura surgiu quando Nascimento, que pratica esportes há mais de duas décadas, tendo inclusive participado de provas de atletismo nos anos 1990 representando Suzano, onde mora há 26 anos, decidiu provar que, segundo suas palavras: "o ser humano não é feito de vidro".
- Não somos tão frágeis quanto imaginamos e podemos superar qualquer coisa. As pessoas têm medo de encarar desafios e minha grande motivação é justamente provar que todos podemos ultrapassar nossos limites - disse.
Além de superar seus limites na longa jornada que passou pelas cidades de Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Uberlândia-MG, Itumbiara-GO, Santa Rita-GO e Rio Verde-GO, o artista decidiu fazer o percurso de uma forma diferente. Depois de o filho Marco, de 14 anos, ver na internet que era possível criar diversos objetos feitos de bambu e contar ao pai, Nascimento gostou da novidade e decidiu testar o material.

 


                                                   
Fonte : globoesporte.com

sábado, 26 de outubro de 2013

Programa de Estágio Petrobras

Regiões Norte e Nordeste

Para se candidatar, você precisa:
  • Ter a partir de 16 anos (áreas administrativas) ou de 18 anos (áreas operacionais).
  • Se for aluno de nível superior, estar cursando uma graduação que ofereça certificado ou diploma de bacharelado ou licenciatura.
  • Estar cursando um dos dois últimos anos ou um dos quatros últimos períodos da instituição de ensino. Se a instituição usar sistema de crédito, ter obtido, no mínimo, 70% dos créditos necessários.
  • Ser concluinte do curso, desde que a instituição de ensino informe que o estágio é condição indispensável para obtenção de certificado ou diploma.
  • Não ter participado anteriormente de estágio referente a um mesmo curso, em qualquer unidade da Petrobras.
  • Carga horária:
    Os estágios são de quatro ou seis horas diárias (horário parcial) e, excepcionalmente, de oito horas diárias (horário integral) – para alunos de nível técnico que já tenham concluído a parte teórica e precisem apenas do estágio para completar o curso. Cursos que alternem teoria e prática também podem ter jornada de 40 horas semanais nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.


  • Para se candidatar, acesse o site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) e confira informações detalhadas sobre o processo seletivo.
  • Para informações adicionais, escreva para solicitacaoestagio@petrobras.com.br.

  • Área administrativa
    • Para quatro horas diárias
    Manhã: 8h às 12h
    Tarde: 13h às 17h

    • Para seis horas diárias
    Manhã: 8h às 12h e 13h às 15h
    Tarde: 10h às 12h e 13h às 17h
    Área operacional
    • Para seis horas diárias (nível superior)
    Manhã: 7h20 às 13h20
    Tarde: não disponível

    • Para oito horas diárias (nível técnico)
    Manhã: 7h20 às 16h20
    Tarde: não disponível

    quinta-feira, 24 de outubro de 2013

    4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

     

     

    Inscrições

    Estão abertas as inscrições para o
    4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A novidade desta edição é a categoria Reportagem Jornalística. Participe!
     
     
    Com foco em reconhecer iniciativas inovadoras, o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade busca práticas de todo o País que abordem os Princípios do Varejo Responsável.

    O Prêmio

    Realizado pela FecomercioSP, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reconhecerá inciativas de todo o País com foco em inovação. A partir deste ano, a premiação passa a ser anual e terá uma nova categoria: Reportagem Jornalística.
    Agora, o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade terá as seguintes categorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Cada vencedor receberá um título de capitalização e previdência no valor de R$ 15 mil.
    Os projetos inscritos serão avaliados por especialistas, seguindo os critérios: inovação, relevância para o negócio, amplitude, e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral.
    Assim como nas edições anteriores, com o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a Federação mantém o compromisso de sensibilizar a comunidade empresarial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

    Inscrições

    Estão abertas as inscrições para o
    4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A novidade desta edição é a categoria Reportagem Jornalística. Participe!

    quarta-feira, 23 de outubro de 2013

    Curso de Extensão

    Apresentamos mais uma oportunidade de qualificação profissional.
    O curso de extensão em Vasos de Pressão com enfoque na NR 13, será um curso de 40 horas, onde será intercalado aulas teóricas e práticas onde o cursista terá a oportunidade de conhecer equipamentos referentes ao tema.
    Esse curso é um excelente investimento tanto para profissionais técnicos e superior, sobre tudo nas áreas das: engenharias, instrumentação, mecânica, petróleo e gás, automação e sobretudo de SMS.
    As inscrições já estão abertas, lembrando que são 5 vagas apenas.
    Mais informações consulte o cartaz em anexo, nele tem informações como local de inscrição, valores e telefone e e-mails para contato.



    terça-feira, 22 de outubro de 2013

    Bem vindos turma de Gestão Ambiental a casa é sua fique a vontade !

    Espero que gostem e participem pois unidos somos mais fortes ... Abraço galera !

    5º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade”

     
     
     
    O 5º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade” – Prêmio A3P tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública, reconhecer o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P e estimular a replicação das ações bem-sucedidas.
    Em 2013, estamos iniciando a 5ª edição do premio e convidamos todos os órgãos e entidades da administração pública para enviarem as boas práticas de responsabilidade socioambiental inseridas no processo administrativo. As iniciativas podem ser inscritas em uma das 4 categorias abaixo:
     
    I – Gestão de Resíduos
    II – Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais
    III – Inovação na Gestão Pública
    IV – Destaque da Rede A3P
     
     
    Cronograma
    Até 15/11/2013 Inscrições
    Até 06/12/2013 Pré-avaliação
    Até 01/01/2013 Avaliação                                                                                    
    Até 15/03/2014 Vistoria Técnica
    A3PAté 30/03/2014 Divulgação dos resultados
    05/2014 Premiação                                                                              

     

    segunda-feira, 21 de outubro de 2013

    Técnico de Segurança em Alagoinhas

    Sobre Manpower Staffing. (ba)

    Locação de mão-de-obra; Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    Empresa do setor Recursos humanos, localizada em Salvador - BA de porte Grande (acima de 500 funcionários),

    Sobre a vaga                                                         

    Salário

    1. R$ 2.000,00 a R$ 2.300,00 (Bruto mensal)

    Descrição

    1. Área e especialização profissional: Segurança - Segurança
    2. Nível hierárquico: Analista
    3. Local de trabalho: Alagoinhas, BA
    4. Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT
    5. Jornada Período Integral
    6. O cargo tem como responsabilidade o suporte técnico junto ao Médico do Trabalho, incluindo, em tal função, avaliação e elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); participar de elaboração e implementação de politicas de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar auditoria; acompanhar e avaliar as áreas de riscos; identificar variáveis de controle de doença, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente; investigar e analisar acidente e recomendar medidas de prevenção e controle. Assegurar a saúde e segurança dos funcionários da empresa. lançar afastamentos, lançar atestados médicos e retorno ao trabalho.

    Exigências

    1. Escolaridade Mínima: Ensino Superior
                     Fonte: Infojobs                                                             

    domingo, 20 de outubro de 2013

    Quem avisa amigo é !



     



    “Em algumas culturas os grilos são tomados como animais de estimação. Na China, o pouso de um grilo em uma pessoa significa muita sorte, e em várias partes do mundo eles são consumidos como alimento”.

    “Os grilos são encontrados em diversas partes do mundo, e a criação em cativeiro é feita há mais de mil anos em países como a China, Japão, África do Norte, e Europa Ocidental”.

    “A maneira como eram criados antigamente lembra e muito a forma como temos nossos pássaros hoje em dia: em nossas residências, colocados em gaiolas ricamente ornamentadas, e com o mais belo canto possível”.

    “Eram considerados amuletos de boa sorte, e por incrível que pareça criavam-se "grilos-de-briga", que disputavam torneios tão populares como as rinhas de "galos-de-briga"“.

    “Os adversários eram deixados por um longo período de jejum e o prêmio do vencedor era poder devorar o oponente”.

    “Atualmente são criados em larga escala em vários países, para serem vendidos como alimento vivo em lojas de animais de estimação, como iscas para pescaria em "pesque-pagues" e como iguaria culinária em restaurantes especializados”.    
                                    

    Apesar de tantas qualidades este inseto a muitos anos sempre nos meses de agosto, setembro e outubro na cidade de Alagoinhas assim como em muitas cidades do Nordeste ocorre um aumento em sua população, parte do ciclo de vida deste inseto, ele invadem  as ruas, praças, casas e estabelecimentos. Ate ai sem problemas mais como morador da cidade posso  relatar que num  intervalo de aproximadamente 10 anos a população de grilos vem aumentando,  as pessoas relatam “ quanto grilo é esse”  “de onde vem tanto grilo” são expressões bem  comuns.

    Neste mesmo intervalo de tempo a cidade de Alagoinhas vem  tendo um grande crescimento demográfico devido  a chegada de novos  empreendimentos o que vem gerando emprego e renda , tambem  muito bom ,  mas ai chegamos no x da questão a grande quantidade de pessoas precisando de espaço torna-se necessário e estrategico a abertura de novas areas para criação de novas habitações,  ruas, praças que são permitidas pela supressão de mata.

    Com a urbanização de novas áreas os principais predaderes dos grilos como anfibios, aves, répteis e etc vem diminuindo provocando um desequilibrio ecológico podendo gerar um explosão populacional dos grilos. O maior exemplo são algumas cidade brasileiras que já enfrentão esta realidade.


    Aqui em Alagoinhas ainda esta bom, já o futuro é inserto mais já podemos imaginar.

    Relatos:

    Infestação de grilos incomoda a população Acajutibense , Postado por Acajutiba News em 08/10/13 - 19-23-35     

          Dias quentes e alta umidade do ar são fatores que proporcionam o aparecimento de insetos.
    Em Acajutiba o incômodo é causado pelos grilos, que tem provocado diversos problemas a população Acajutibense.
    As ruas e residências do município estão tomadas pelos grilos, que aparecem principalmente a noite, invadindo às casas e tirando o sono dos moradores, que ficam noites sem dormir por causa do barulho, além destes problemas, alguns moradores ainda reclamam de não poder deixar nenhuma panela a noite destampada com medo de algum grilo vim a cair dentro afirmando que os mesmo encontram-se em cima de sofás, guarda-roupas, e outros móveis da casa, até mesmo em sapatos e outros lugares improváveis.
    Moradores do município ainda afirmam, que é normal os grilos aparecerem durante esta época do ano, mas nunca foram vistos em proporção tão grande.


     

    Grilos atormentam várias cidades da Bahia, Sergipe e Alagoas, Postado por Entre Rios Noticias em 07/10/13 - 05-28-27

    Uma infestação de grilos em proporções nunca vistas está atormentando a vida de moradores de várias cidades do nordeste. Em Entre Rios a quantidade ainda é pouca se comparada a de outras cidades, mas já se ver uma quantidade fora do normal para a cidade.

    Em Cansanção alguns moradores estão desesperados com o incomodo e reclamam do barulho que os insetos fazem durante a noite “É grilo por toda parte, no telhado, atrás da geladeira e até debaixo do sofá, quando começam a cantar não tem filho de Deus que aguente, quando matamos um em um canto da casa surgem dez com a mesma cantoria, estou há três dias sem dormir direito com o bendito cri, cri, cri na cabeça” disse um morador

    Em Monte Santo, a situação não é diferente, segundo o site Montesanto.net, os grilos invadiram as casas e os moradores estão sofrendo com a praga. Na região também existem relatos de infestação de grilos em Itiúba, Andorinha e Euclides da Cunha.





    segunda-feira, 14 de outubro de 2013

    Agente De Orientação Empresarial Sebrae(5vagas) Código: 2248

    • CADASTRO EDITAL AGENTE DE ORIENTAÇÃO SEBRAE, PARA ATUAR EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SEU MUNICIPIO NO ESTADO DA BAHIA JUNTO AS MICROEMPRESAS E EMPREENDEDOR INDIVIDUAL LOCAL PELO PROJETO NEGÓCIO À NEGÓCIO.
      EXCELENTE OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR DOS SERVIÇOS SEBRAE - PROJETO NEGÓCIO À NEGÓCIO.


      FORMAÇÃO EXIGIDA:

      a) Técnico em Administração ou Ciências Contábeis;

      b) Formado ou cursando a partir do 5º semestre de Administração de Empresas, Gestão Empresarial, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Marketing, Comunicação, Serviço Social, Pedagogia, Sistema de Informação e Engenharias;

      c) Graduado em qualquer área com pós-­graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

      CADASTRE-SE E ENVIE CURRICULO PARA O E-MAIL:

      COPSEBRAE@GMAIL.COM

      QUERO PARTICIPAR CADASTRO PROCESSO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL .

      Aqui começa a sua Promissora carreira de Consultor Sebrae.
    • Requisitos:
      Conhecedor do mercado empresarial local
      Disponibilidade de 06 horas diárias
      Formação exigida:
      a) Técnico em Administração ou Ciências Contábeis;
      b) Formado ou cursando a partir do 5º semestre de Administração de Empresas, Gestão Empresarial, Ciências Econômicas, Ciências Contábil
      Graduado em qualquer área
      com pós-­?graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
      Residir em Município do Estado da Bahia
    • Fonte : anima rh
       

       

    sexta-feira, 11 de outubro de 2013

    Acervo Digital

    A Biblioteca Digital do Ibama, como nova ferramenta de apoio à pesquisa, torna mais ágil e eficaz o acesso às informações ambientais, insumo no processo decisório do órgão e matéria-prima para um mundo sustentável, além de alcançar maior gama de usuários nas mais diversas localidades.
     
    Com a intenção de democratizar o acesso ao conteúdo de seu acervo, a Biblioteca Digital disponibiliza textos integrais de legislações relativas ao meio ambiente, relatório de impacto ambiental, plano de manejo, artigos de revista, publicações e cartazes produzidos pelo Instituto, teses, dissertações e monografias de seus servidores, além de imagens fotográficas obtidas em expedições de trabalho.
     
     
    Fonte : IBAMA

    quinta-feira, 10 de outubro de 2013

    Analista Ambiental

     Petrolix Offshore Waste Management
                                                                     

    Descrição da vaga

    Desafio
    Garantir a qualidade dos serviços técnicos prestados pela empresa e as margens de contribuição dos projetos.

    Responsabilidades
    • Prospectar e negociar novas oportunidades de consultorias na área ambiental.
    • Atendimento a clientes cuja complexidade do serviço demande um profissional com perfil técnico;
    • Elaborar propostas técnicas/comerciais e acompanhar seu trâmite dirimindo, se necessário, as dúvidas dos clientes;
    • Identificar e avaliar permanentemente as demandas por novos produtos/serviços, buscando subsidiar ações de vendas e /ou marketing e, assim otimizar os resultados da empresa;
    • Solicitar cotações de preços a fornecedores, analisá-las, negociá-las e propor os ajustes necessários de forma a aumentar a margem de contribuição dos futuros contratos;
    • Executar auditorias ambientais nos prestadores de serviços.

    Competências e experiências desejadas

    Perfil
    • Candidatos graduados na Área ambiental
    • Profissional com experiência em área comercial e gerenciamento de resíduos.
    • Inglês Fluente é essencial.

    Descrição da empresa

    Petrolix é uma empresa focada no gerenciamento total de resíduos provenientes de embarcações offshore. Estamos aptos a coletar, transportar e destinar os resíduos provenientes de plataformas, navios e demais embarcações.
    Localizada no Rio de Janeiro, a Petrolix atua nos principais portos de operação do Brasil.
    Dispomos de um serviços diferenciado, focado no pleno atendimento aos nossos clientes tendo como base a segurança e sustentabilidade de nossas operações.

    Petrolix is a company focused on the offshore waste management. We are able to collect, transport and to provide final disposal to the waste of the drilling rigs, FPSO and support vessels.
    Located at Rio de Janeiro we are acting in the major operation ports in Brazil.
    We offer special services, focused in our clients based on safety and environmental respect in our operations.

    quarta-feira, 9 de outubro de 2013

    Acessor Técnico

    Projeto Cerrado-Jalapão

    Brasília (08/10/2013) - O projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado" divulgou este mês o edital de seleção para o cargo de assessor técnico. O processo seletivo que será realizado em conjunto com o Ministério do Meio ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é destinado à área de conservação e uso sustentável de recursos naturais, com foco na prevenção e combate de incêndios florestais e desenvolvimento rural.
    O projeto Cerrado-Jalapão é composto por módulos de cooperação técnica (pela GIZ) e financeira (através do KfW), que serão implementados conjuntamente. O profissional que será contratado deverá apoiar a concepção, o planejamento e a execução de atividades, que exigirão dele capacidade em gestão e execução de projetos. O objetivo do projeto é aprimorar a prevenção e o combate a incêndios em municípios e unidades de conservação prioritárias do Bioma Cerrado, bem como o desenvolvimento dos sistemas de monitoramento de incêndio e desmatamento, de modo a contribuir com a manutenção das funções do Cerrado como sumidouro de carbono de relevância global.
    Desse modo, o profissional precisará acompanhar e apoiar a realização das atividades do projeto, com ênfase em assessoria técnica à temática gestão de unidades de conservação e com foco em incêndios florestais. Será preciso ainda, monitorar o andamento das atividades previstas no planejamento do projeto para serem executadas pelo ICMBio, como por exemplo, a aquisição de equipamentos, contratação de serviços e outras consultorias temáticas.
    Apoio à gestão de conhecimentos gerados pelo projeto, tais como promoções, intercâmbio e sistematização de experiências, processos de aprendizado, procedimentos e fatores de sucesso e divulgação nacional e internacional das boas práticas alcançadas, também serão função do candidato selecionado.
    Para participar do processo seletivo é necessário ter curso superior em agronomia, engenharia florestal, geografia, biologia ou áreas relacionadas, bem como capacidade de comunicação em língua inglesa. O interessado deve ter experiência profissional em planejamento, execução e monitoramento de projetos voltados para a estruturação e gestão de unidades de conservação. Os conhecimentos, preferencialmente focados no bioma Cerrado, devem incluir políticas, programas e instrumentos relacionados à conservação e ao uso sustentável de recursos naturais, gestão de unidades de conservação, meio ambiente, incêndios florestais e mudanças climáticas.
    Mais informações
    O candidato selecionado irá trabalhar em Brasília, na sede do ICMBio. Interessados no edital completo ou no envio de currículos podem entrar em contato, até a próxima sexta-feira (11), com a Coordenação de Emergências Ambientais no ICMBio, no endereço eletrônico coem@icmbio.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3341-9424.

    Comunicação ICMBio
    (61) 3341-9280

                                                                                    
     

    terça-feira, 8 de outubro de 2013

    VAGA DE TUTORIA EM ENGENHARIA AMBIENTAL
    Coordenadora na empresa Universidade de Santo Amaro
    Estamos contratando tutor presencial formado em Engenharia para atuar em Belo Horizonte. Os interessados devem encaminhar curriculo para vmuniz@unisa.br

    terça-feira, 24 de setembro de 2013

    Estágio para Técnico em Meio Ambiente

    Magnesita abre inscrições para o Programa de Estágio Técnico 2014
    A Magnesita é uma empresa brasileira de capital privado, com ações negociadas em bolsa, dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários.

    O que buscamos:

    •Alunos que concluíram o curso técnico em dez/2012 e que ainda não cumpriram a carga horária de estágio obrigatória.
    •Alunos que concluirão o curso técnico em dez/2013 ou dez/2014.

    •Formação Técnica em: Administração de Empresas, Automação, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Enfermagem, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Mineração, Química e Segurança do Trabalho.

    •Domínio dos recursos de informática.

    O Programa de Estagiários:

    •Admissão: Janeiro de 2014
    •Duração: 12 meses
    •Local: Contagem – MG

    Etapas do Processo Seletivo:

    •Inscrições até 31 de outubro de 2013;
    •Análise Eletrônica de Currículos;
    •Testes Online (Matemática e Português);
    •Entrevista Coletiva;
    •Dinâmicas de Grupo;
    •Entrevista com Gestores;
    •Entrega de Documentos para Admissão/Exames Admissionais;
    •Início das Atividades: Janeiro de 2014.

    Os interessados, que atenderem aos pré-requisitos, deverão se inscrever até o dia 31/10/2013, através do site http://www.gruposelpe.com.br/magnesitatecnico2014/ .

    sábado, 10 de agosto de 2013

    O mundo inteiro sofre com o descarte indevido de aparelhos eletrônicos: os seus componentes apresentam metais pesados (como chumbo, níquel e cádmio) capazes de poluir o solo e os lençóis freáticos. Monitores e televisões de tubo contêm, em média, 1,4 kg de chumbo, o qual pode causar danos ao sistema nervoso e reprodutivo quando ingerido. Dado esse perigo, saber como os eletrônicos são reciclados é de fundamental importância.
    Caso você não saiba de nenhum lugar com essa função, a ONG brasileira E-Lixo Maps mostra a empresa de reciclagem capacitada mais próxima da sua casa. Entretanto, jogar fora produtos tecnológicos é o procedimento menos recomendado, já que mesmo estragados eles ainda possuem muitos componentes reaproveitáveis.
    Dados da Global Intelligence Alliance indicam que 35% dos consumidores não descartam os aparelhos antigos: como o valor pago é muito alto, o eletrônico é mantido guardado. Outros 30% os doam para instituições de caridade. Já cerca de 20% revendem o produto e 7% o jogam fora, de fato. Levando isso em conta, o Brasil parece ainda descartar menos eletrônicos do que países mais desenvolvidos, o que é bom por questões ecológicas.
    Reciclar produtos eletrônicos é interessante não apenas para preservar o meio-ambiente, mas também para economizar na produção de novos aparelhos. Afinal, durante a reciclagem é possível recuperar, a partir de placas e chips, uma pequena quantidade de ouro, prata, índio, cobre e outros metais nobres; são 17 tipos ao todo. Por exemplo, em uma tonelada de PCs existe mais ouro do que em 17 toneladas do minério bruto do metal.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br


    quinta-feira, 8 de agosto de 2013

    Endurecedor de óleo

    Grandes ideias e inventos normalmente surgem de necessidades básicas verificadas no cotidiano. O Endurecedor de Óleo Ecológico tem meta ainda mais significativa: proteger o meio ambiente de degradação maior. Com essa preocupação, o comerciante autônomo Emerson Antonio Kumabe, estabelecido na cidade paulista de Votorantim, inventou o produto logo no início do ano.
    O invento – produto derivado da mamona (por isso natural) – é apresentado em flocos amarelados que, ao serem adicionados ao óleo quente, o solidificam, deixando a mistura na consistência de gelatina. “Depois de frio, o óleo sólido pode ser jogado tranquilamente no lixo”, diz Kumabe.
    Para Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores (ANI), “o produto promete revolucionar a vida das donas de casa e de comerciantes do ramo alimentício, além de evitar problemas em redes de esgoto e encanamentos”. Uma vez jogado no lixo, o óleo não volta ao estado líquido, não poluindo aterros sanitários e o solo.
    Para sua industrialização e comercialização, Kumabe tem grandes expectativas, principalmente no caso de empresas do ramo de higiene e limpeza: “Eu venderia a ideia para a fabricação em série de um produto que serviria amplamente ao uso doméstico e comercial”.

    quinta-feira, 27 de junho de 2013

    Roustabout ( trabalhador de serviço braçal)

    Descrição da vaga

    Seadrill is a leading offshore deepwater drilling company, aiming to be our customers' most important partner in making oil and gas available in a safe and cost-effective manner. The company operates a versatile fleet of 61 units that comprises drillships, jack-up rigs, semi-submersible rigs and tender rigs for operations in shallow to ultra-deepwater areas in harsh and benign environments.

    Seadrill has some 7,600 skilled and highly competent employees, representing some 75 nationalities, operating in 15 countries on five continents.

    We are now looking to strengthen our drilling team, and are looking for an experienced Roustabout for Pool Crew

    Job description


    • Be conversant and utilize appropriate company procedures for all lifting operations, banksman and slinging duties
    • Carry out lifting operation duties as directed
    • Maintain all equipment and perform housekeeping as instructed
    • Ensure all tools and equipment are stowed appropriately at the end of each tour to avoid safety hazards for other operations
    • Assist in the maintenance of the crane, rig’s machinery and equipment using correct tools and following safety procedures
    • Provide assistance in the mixing of mud chemicals, pit / tank cleaning, and pump room maintenance
    • Perform regular steel preparation and painting to maintain the unit
    • Assist in the care, protection, maintenance and preparation of tubulars on the pipe deck
    • Carry out helideck duties as instructed
    • Ensure that approved rig operating procedures are adhered to at all times. Report all unsafe activities, situations, and potential hazards to supervisor
    • Actively participate in the Safety Management Systems
    • Actively participate in safety, departmental, pre-tour, client meetings, etc.
    • Effectively use all safety and environmental tools employed by Seadrill (4-point check, OBS cards, PTW etc.)
    • Perform all emergency duties as per designation on the station bill
    • Comply with the training matrix for the position
    • Complete training requirements in a timely manner as per Seadrill training matrix


    • Qualifications

      • High School Diploma or Equivalent
      • Preferred previous military, industrial, construction, agricultural or maritime experience
      • High School Diploma or Equivalent
      • Able to operate software applications as applicable to position
      • Must pass Physical, Drug Screen and Background Check. Complete competency requirements for current position and work towards gaining competency in the next position.


      • What we offer

        • Global opportunities
        • A challenging, encouraging and supportive environment
        • Development programs
        • Competitive remuneration package
        • A dynamic working environment




    segunda-feira, 24 de junho de 2013

    Vaga para Técnico em Enfermagem

    Busco Técnico de Enfermagem com inglês avançado para Empresa Multinacional no segmento de Petróleo & Gás. Contrato Temporário de 2 meses. Os interessados devem encaminhar o Currículo com pretensão salarial para thais.saraiva@hroil.com.br informando no assunto o nome da vaga.             
     
    Fonte: Linkdin

    quinta-feira, 20 de junho de 2013


    Baiano não nasce, manifesta!!

         Vem pra rua...