domingo, 2 de junho de 2013



A fonte dos Padres


 Na cidade de Alagoinhas é de conhecimento ciêntifico a boa qualidade da água, o que esta permitindo a implantação de diversas fabricas, sendo assim o pólo de fabricação de bebidas vem crescendo gerando emprego e renda, uma situação muito boa para o município e o nosso estado trazendo benefícios que vão dos estruturais até a melhoria do IDH.  








Apesar de todas as boas notícias a qualidade de nossa água se torna ameaçada pois todos nos moradores e governos estamos " passando batidos" pois não cuidamos da forma devida e adequada nosso manancial que tantas bençãos nos dá.    Um bom exemplo é a historica Fonte dos Padres.


Não fiz exames determinativos para a qualidade da água ( parece efluente ), visualmente isto parece um derrame de esgoto a céu aberto no rio histórico. 

                                                                                                                                                                                                   As plantas aquaticas já tomaram todo o leito do rio que  já está bastante eutrofizado, evidenciado pela forte assoriamento.



Muita gente ja se banhou nestas água, era muito refrescante e divertido, e ai você se habilita ? 


Outrora ponto turistio, hoje frequentado por pessoas de grande idoniedade moral e gabarito ( eventuais estupradores )

Esse é um dos rios que sustenta nossa aguicultura, principalmente a agricultura familiar, de subsistência, nossa famosa laranja de outros tempos e nossa grandes plantações de eucalipto.  


Em alguns pontos a água do rio não passa de um filete muito mau conservado e bastante desprotegido


 Sem a conservação e o adequado monitoramento dos nossos manaciais, vamos perder um dos nossos maiores bens, a qualidade da água e sua abundância, é preciso abrir o olho para o nosso salto no desenvolvimento e qualidade de vida não se vá pelo esgoto.   

A ação antropica e forte e evidente, otimo para aulas de campo para ver bons exemplos da ação humana, estudos de impactos ambientais, ações de biomonitioramento, estudos da legislação ambiental e etc.


Nenhum comentário: