domingo, 20 de outubro de 2013

Quem avisa amigo é !



 



“Em algumas culturas os grilos são tomados como animais de estimação. Na China, o pouso de um grilo em uma pessoa significa muita sorte, e em várias partes do mundo eles são consumidos como alimento”.

“Os grilos são encontrados em diversas partes do mundo, e a criação em cativeiro é feita há mais de mil anos em países como a China, Japão, África do Norte, e Europa Ocidental”.

“A maneira como eram criados antigamente lembra e muito a forma como temos nossos pássaros hoje em dia: em nossas residências, colocados em gaiolas ricamente ornamentadas, e com o mais belo canto possível”.

“Eram considerados amuletos de boa sorte, e por incrível que pareça criavam-se "grilos-de-briga", que disputavam torneios tão populares como as rinhas de "galos-de-briga"“.

“Os adversários eram deixados por um longo período de jejum e o prêmio do vencedor era poder devorar o oponente”.

“Atualmente são criados em larga escala em vários países, para serem vendidos como alimento vivo em lojas de animais de estimação, como iscas para pescaria em "pesque-pagues" e como iguaria culinária em restaurantes especializados”.    
                                

Apesar de tantas qualidades este inseto a muitos anos sempre nos meses de agosto, setembro e outubro na cidade de Alagoinhas assim como em muitas cidades do Nordeste ocorre um aumento em sua população, parte do ciclo de vida deste inseto, ele invadem  as ruas, praças, casas e estabelecimentos. Ate ai sem problemas mais como morador da cidade posso  relatar que num  intervalo de aproximadamente 10 anos a população de grilos vem aumentando,  as pessoas relatam “ quanto grilo é esse”  “de onde vem tanto grilo” são expressões bem  comuns.

Neste mesmo intervalo de tempo a cidade de Alagoinhas vem  tendo um grande crescimento demográfico devido  a chegada de novos  empreendimentos o que vem gerando emprego e renda , tambem  muito bom ,  mas ai chegamos no x da questão a grande quantidade de pessoas precisando de espaço torna-se necessário e estrategico a abertura de novas areas para criação de novas habitações,  ruas, praças que são permitidas pela supressão de mata.

Com a urbanização de novas áreas os principais predaderes dos grilos como anfibios, aves, répteis e etc vem diminuindo provocando um desequilibrio ecológico podendo gerar um explosão populacional dos grilos. O maior exemplo são algumas cidade brasileiras que já enfrentão esta realidade.


Aqui em Alagoinhas ainda esta bom, já o futuro é inserto mais já podemos imaginar.

Relatos:

Infestação de grilos incomoda a população Acajutibense , Postado por Acajutiba News em 08/10/13 - 19-23-35     

      Dias quentes e alta umidade do ar são fatores que proporcionam o aparecimento de insetos.
Em Acajutiba o incômodo é causado pelos grilos, que tem provocado diversos problemas a população Acajutibense.
As ruas e residências do município estão tomadas pelos grilos, que aparecem principalmente a noite, invadindo às casas e tirando o sono dos moradores, que ficam noites sem dormir por causa do barulho, além destes problemas, alguns moradores ainda reclamam de não poder deixar nenhuma panela a noite destampada com medo de algum grilo vim a cair dentro afirmando que os mesmo encontram-se em cima de sofás, guarda-roupas, e outros móveis da casa, até mesmo em sapatos e outros lugares improváveis.
Moradores do município ainda afirmam, que é normal os grilos aparecerem durante esta época do ano, mas nunca foram vistos em proporção tão grande.


 

Grilos atormentam várias cidades da Bahia, Sergipe e Alagoas, Postado por Entre Rios Noticias em 07/10/13 - 05-28-27

Uma infestação de grilos em proporções nunca vistas está atormentando a vida de moradores de várias cidades do nordeste. Em Entre Rios a quantidade ainda é pouca se comparada a de outras cidades, mas já se ver uma quantidade fora do normal para a cidade.

Em Cansanção alguns moradores estão desesperados com o incomodo e reclamam do barulho que os insetos fazem durante a noite “É grilo por toda parte, no telhado, atrás da geladeira e até debaixo do sofá, quando começam a cantar não tem filho de Deus que aguente, quando matamos um em um canto da casa surgem dez com a mesma cantoria, estou há três dias sem dormir direito com o bendito cri, cri, cri na cabeça” disse um morador

Em Monte Santo, a situação não é diferente, segundo o site Montesanto.net, os grilos invadiram as casas e os moradores estão sofrendo com a praga. Na região também existem relatos de infestação de grilos em Itiúba, Andorinha e Euclides da Cunha.





Nenhum comentário: